Pesquisa

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Propriedades

Polaridade
Todas as ligações dos compostos orgânicos formadas somente por carbono e hidrogênio são apolares, pois os átomos unidos demonstram uma pequena desigualdade de eletronegatividade. Quando na molécula de um composto orgânico houver outro elemento químico, além de carbono e hidrogênio, suas moléculas passarão a apresentar certa polaridade.

Solubilidade
Sabe-se que, para uma substância ser solúvel em outra, ambas precisam apresentar a mesma polaridade. Como aprendemos: semelhante dissolve semelhante. A maioria dos compostos orgânicos é apolar e se o solvente em questão for a água (polar), já se pode imaginar o resultado: compostos orgânicos não se misturam com água. Um exemplo do apresentado é a mistura de água e gasolina, por mais que os misturemos, a água sempre fica na parte inferior e a gasolina se mantém na parte de cima. Contudo, toda regra tem exceção e alguns compostos orgânicos que são polares podem se dissolver na água, como o ácido acético, açúcar, álcool comum, acetona, etc.

OBS: O alcool é apolar e polar, então ele pode ser dissolvido tanto em água quanto em gasolina. Porém,  quanto maior for o tamanho da cadeia do álcool menor será sua solubilidade. 


Combustibilidade
A maioria dos compostos que são bons combustíveis, ou seja, se queimam com
facilidade, são de origem orgânica.
Exemplos: gás utilizado em fogões, álcool dos automóveis.



Temperatura de fusão e de ebulição
Em geral as temperaturas de fusão e de ebulição dos compostos orgânicos são baixas. A baixa solubiladade dos compostos orgânicos apolares influencia nos pontos de fusão e ebulição, que é muito menor do que nos compostos inorgânicos, ou seja, as interações intermoleculares são mais fracas.
Outros fatores que influenciam a temperatura de ebulição e fusão de uma substância são o tamanho e a geometria da molécula. A geometria de uma molécula interfere em sua força intermolecular, quanto mais forte a ligação, mais elevado se tornará o ponto de ebulição. Assim como, quanto maior a massa molecular, maior será o ponto de fusão e ebulição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário